domingo, 9 de setembro de 2012

Como é constituída uma motherboard


motherboard ou placa-mãe em Português, é a placa principal (mainboard) de um computador, onde são conectados todos os componentes essenciais para o funcionamento de um computador ou portátil. No artigo de hoje vamos explicar as partes principais que fazem parte desta placa.
Para a maior parte das pessoas, a parte interior de um computador pode ser algo completamente estranho, com inúmeras placas e fios. Queremos com este artigo, dar a conhecer um pouco mais sobre a placa principal do computador, a motherboard, e a sua constituição. Em futuros artigos, explicaremos em detalhe para que serve cada componente que pode ser conectado à placa principal.

motherboard-placa-mae-placa-principal-partes-componentes

1 – Portas de comunicação

Nesta zona podemos conectar os mais variados dispositivos ou periféricos. Os mais conhecidos sãs as portas USB (as duas entradas laranjas superiores), para a ligação de ratos, teclados, impressoras, entre outros. Encontramos ainda uma entrada SATA ou eSATA, para a ligação de unidades de armazenamento externas. Ao centro temos as portas de rede Ethernet, para a ligação de um router, por exemplo. Por fim, e à direita, existem vários conectores coloridos, para a ligação de colunas, microfone ou saída de áudio, para um amplificador, por exemplo.

2 – Portas PS2, VGA, HDMI, etc

Nesta parte da placa, temos uma entrada PS2 (à esquerda e a azul), para os antigos teclados e ratos, já praticamente em desuso. Em baixo, mais portas USB e mais à direita três portas para a saída de dados de vídeo, respectivamente, uma saída analógica VGA (em cima a azul), em baixo uma saída digital DVI e à direita outra saída digital HDMI, todas elas portas para a ligação de um ou mais monitores.

3 – Chipset Northbridge

Os chipsets são habitualmente constituídos por dois chips e o northbridge é o mais importante. Situado a norte (north) da placa principal, este chip está situado próximo do processador (CPU), de forma a estabelecer a comunicação entre este e a placa gráfica, as slots de memória, etc.

4 – Chipset Southbridge

southbridge, mais a sul da placa principal, tem a igual tarefa de estabelecer a comunicação entre vários periféricos, mas neste caso entre as portas USB, portas de rede, portas SATA, PCI, etc. Em alguns computadores mais recentes, existe apenas o southbridge, já que os processadores já incluem um controlador.

5 – Slot PCI / Entrada PCI

Esta ranhura, já quase em desuso, existe em algumas placas principais, de forma a manter a compatibilidade com placas mais antigas, como placas de som, placas de rede, etc.

6 – Slot PCI Express x1

Esta entrada serve para adicionar placas com funções extras, como uma placa de som, por exemplo.

7 – Slot PCI Express x16

Esta ranhura é reservada para a placa gráfica, podendo existir uma ou mais ranhuras PCI Express 16, para ser possível ligar mais do que uma placa gráfica e assim aumentar o desempenho nos jogos e programas que necessitem de maior velocidade de processamento gráfico.

8 – Socket do CPU

Esta é a zona onde vai encaixar o CPU, ou processador. Com diferentes formatos, os sockets mais comuns são o AM2+ e AM3 para os processadores da AMD e o LGA1156 para os processadores i3, i5 e i7 série 800 da Intel. Os processadores i7 da série 900 já exigem motherboards com socket do tipo LGA1366.

9 – Slots de Memória

Os vários módulos de memória são encaixados nestas ranhuras. As memórias mais utilizadas actualmente são as do tipo DDR3, sendo ainda utilizadas algumas do tipo DDR2. O tipo de memória está associado à menor ou maior frequência a que funcionam, existindo por exemplo memórias DDR2 com uma frequência de 800 Mhz e memórias DDR3 com uma frequência de 1600 MHz, sendo estas, obviamente, muito mais rápidas.

10 – Pilha

A pilha, ou bateria (do tipo 2032), serve para armazenar todas as configurações básicas do computador, quando este está sem energia. A sua vida útil pode variar entre os dois ou mais anos, mas habitualmente trocamos de computador antes da bateria se gastar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ativar Office 365 sem instalar nenhum programa

  Seguindo este processo, você consegue ativar seu OFFICE 365  Esse é um passo a passo para ativar seu Office 365 sem precisar instalar nenu...